Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Biotecnologia

Quero solicitar uma turma especial, como eu faço?

Resposta – A solicitação de turmas especiais não ainda possui regulamentação, que será concluída no Regulamento dos Cursos de Graduação (https://prograd.ufersa.edu.br/proposta-de-regulamento-da-graduacao/). Mesmo sem a regulamentação vigente, algumas turmas vêm sendo solicitadas por estudantes do Curso de Biotecnologia. Para tal, é necessário que as unidades acadêmicas (CCBS e Coordenação de Curso) possuam disponibilidade de pessoal docente para realizar a oferta, de acordo com o planejamento da unidade. No nosso curso, as disciplinas são ministradas quase sempre pelos mesmos docentes, logo é necessário que o docente possua disponibilidade para ofertar a disciplina que o estudante deseja cursar.

O Regulamento dos Cursos de Graduação (https://prograd.ufersa.edu.br/proposta-de-regulamento-da-graduacao/) ainda não está aprovado, porém recomenda-se que o Docente e o Discente tentem adotar as boas práticas listadas no CAPÍTULO XIII (DA TURMA ESPECIAL), com o objetivo de estar de acordo com as recomendações da UFERSA, assim que o Regulamento for aprovado.

Visando facilitar o fluxo do pedido da turma especial, foi criado um documento (Documento para turma especial) para que seja assinado pelo docente que ministrará a disciplina, em seguida encaminhado ao protocolo da UFERSA, que fica no prédio do Rosadão. Neste documento, o estudante também deve relatar o motivo do pedido.

Recomenda-se realizar o pedido pelo menos 15 dias antes do início do semestre, para que haja tempo hábil para a conclusão.

Fluxo do pedido:
1 – O estudante deve verificar junto ao docente a possibilidade da oferta, já informando o horário da disciplina no documento (Documento para turma especial). O documento deve conter a assinatura e o cabimbo do docente.
2 – O estudante deve levar o documento assinado e carimbado pelo docente ao protocolo, no mesmo processo deve estar presente também os seguintes documentos: Documento de Identificação com foto e Histórico Escolar. Todos os documentos e assinaturas devem ser originais, não será aceitas assinaturas digitalizadas.
3 – No setor de protocolo o estudante deve preencher o requerimento padrão (https://prograd.ufersa.edu.br/formularios/) marcando a opção “Aluno especial”.
4 – No campo “Requerimento” deve estar escrito: “Solicito a abertura de turma especial a Coordenação do Curso de Biotecnologia e ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, conforme documentação em anexo.”
5 – O processo deve ser endereçado para a Coordenação do Curso de Biotecnologia no CCBS (Centro de Ciências Biológicas e da Saúde), que fica no prédio do antigo DCAN 1. Não peça para encaminhar para a PROGRAD, ou o seu processo poderá demorar mais tempo para chegar na Coordenação do Curso.
6 – A coordenação fará a verificação dos documentos e encaminhará o memorando solicitando a abertura da turma, que deve ser finalizada em alguns dias, a depender da demanda da PROGRAD.

Quero solicitar mais vagas em uma disciplina do curso, como faço?

Resposta – Todas as disciplinas do curso possuem pelo menos 5 vagas extras, novas vagas só podem ser ofertadas se forem solicitadas com antecedência ao docente da disciplina. A oferta segue a necessidade de espaço físico, cronograma e demais variáveis que compõem a disciplina. Porém, é possível aproveitar vagas em disciplinas equivalentes (se existirem), e caso o estudante esteja com dificuldades par conseguir a vaga a mais de um período, recomenda-se que procure a coordenação.

Já cursei uma disciplina em outra graduação, como faço para aproveitá-la?

O pedido de aproveitamento de disciplinas deve ser solicitado a secretaria do departamento que ministra a disciplina (DIRETAMENTE A SECRETARIA DO DEPARTAMENTO DA DISCIPLINA, NÃO ENTREGUE NADA NA COORDENAÇÃO).

Anexei um documento com o papel de cada um neste processo. O formulário atualizado pode ser baixado neste link: http://dre.ufersa.edu.br/aproveitamento-de-disciplinas/

Os programas das disciplinas da UFERSA estão disponíveis em http://sistemas.ufersa.edu.br/prograd/admin/#/programa-de-disciplina/buscar

Vejam os códigos de cada departamento abaixo:

*Departamento de Agrotecnologia e Ciências Sociais (DACS): Disciplinas com código iniciais “ACS”
*Departamento de Ciências Animais (DCAN): Disciplinas com código iniciais “ANI”
*Departamento de Ciências Ambientais e Tecnológicas (DCAT): Disciplinas com código iniciais “AMB”
*Departamento de Ciências Exatas e Naturais (DCEN): Disciplinas com código iniciais “EXA”
*Departamento de Ciências Vegetais (DCV): Disciplinas com código iniciais “VEG”

Os prazos são definidos no calendário acadêmico (ver no site da PROGRAD, http://prograd.ufersa.edu.br/).

Esclarecimento sobre o Modelo de TCC informado pela Biblioteca

O modelo de TCC é fornecido pela biblioteca (https://bibliotecas.ufersa.edu.br/ no item “Orientação aos Concluintes”). A padronização e formatação do TCC, segue as normas da ABNT (NBR 14724/2011). Tal norma, visa permitir a versatilidade de modelos (relatório, monografias, teses, etc), e informa que os elementos textuais devem ser organizados na seguinte sequência: “O texto é composto de (1) uma parte introdutória, que apresenta os objetivos do trabalho e as razões de sua elaboração; (2) o desenvolvimento, que detalha a pesquisa ou estudo realizado; (3) e uma parte conclusiva”. Logo, as questões dos elementos textuais (introdução, objetivos, resultados, metodologia, etc) estão sob julgo do orientador e orientando, uma vez que cada trabalho versa sobre um tipo de tema e pode ter uma organização específica para os ELEMENTOS TEXTUAIS.

Visando facilitar a organização, a coordenação solicitou aos conselheiros do curso de biotecnologia possíveis modelos de organização. A compilação de sugestões gerou um esquema básico dos elementos textuais, passíveis de contemplar a grande parte dos trabalhos em curso. PORÉM, RESSALTA-SE QUE SE TRATA DE UMA RECOMENDAÇÃO, SENDO QUALQUER MODELO QUE ATENDA A NBR 14724/2011 PASSÍVEL DE DEPÓSITO NA BIBLIOTECA.

Segue abaixo os ELEMENTOS TEXTUAIS:

  1. INTRODUÇÃO (justificativa e objetivos, podem ser colocados dentro do texto)
  2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
  3. JUSTIFICATIVA (optar de acordo com o tópico anterior, INTRODUÇÃO)
  4. OBJETIVOS (optar de acordo com o tópico anterior, INTRODUÇÃO)
  5. MATERIAL E MÉTODOS
  6. RESULTADOS ou RESULTADOS E DISCUSSÃO
  7. DISCUSSÃO (optar de acordo com o tópico anterior, RESULTADOS)
  8. CONCLUSÕES ou CONSIDERAÇÕES FINAIS

O resumo de tudo isto pode ser encontrado no site da biblioteca, conforme relatado acima (https://bibliotecas.ufersa.edu.br/ no item “Orientação aos Concluintes”).

Qualquer questionamento, procure a coordenação do curso.

3 de Janeiro de 2017. Visualizações: 408. Última modificação: 21/03/2017 08:52:43